LETRA HEBRAICA FALANGES PRINCIPES N° DOS ANJOS PALAVRA CHAVE PLANETA ANCORAMENTO
ALEF Serafins Metatron – Rei dos Anjos 01 a 08 Glória de Deus Netuno leitura e limpeza
BETH Querubins Raziel – Segredo de Deus 09 a 16 Sabedoria de Deus Urano doces
GIMEL Tronos Tsaphkiel ou Auriel – Anjo da Noite 17 a 24 União de Deus Saturno música
DALET Dominações Tzadkiel ou Uriel – Fogo de Deus 25 a 32 Força de Deus Júpiter oráculos e magias
Potências Camael – Auxílio e força de Deus 33 a 40 Poder de Deus Marte animais e plantas
VAV Virtudes Raphael ou Rafael – Medicina de Deus 41 a 48 Cura de Deus Sol metais, imagens e talismãs
ZAIN Principados Haniel – Glória de Deus 49 a 56 Domínio de Deus Vênus cristais e plantas
HETH Arcanjos Mikael ou Michael – Quem é como Deus 57 a 64 Liderança de Deus Mercúrio flores
TETH Anjos Gabriel – A Humanidade de Deus 65 a 72 Proteção de Deus Lua frutas
             
             
SERAFINS São considerados os Anjos mais honrados e mais dignos, os que mais amam, ou seja, aqueles que possuem uma maior e mais admirável capacidade de amar.
QUERUBINS O nome Querubim indica uma Classe de Anjos com grande força de conhecimento e admirável contemplação de DEUS. Eles têm o privilégio de receberem a mais alta iluminação Divina e de refletirem a Beleza do CRIADOR. São considerados guardas e mensageiros dos Mistérios Divinos, com a missão especial de transmitir Sabedoria. No início da criação, foram colocados pelo CRIADOR para guardar o caminho da Árvore da Vida.(Gn 3,24)
TRONOS Os Anjos que compõe este Coro da Hierarquia Angélica, são o reflexo da Grandeza de DEUS, e por isso mesmo, participam da solidez e segurança do poder do ETERNO PAI. Acolhem em si a Grandeza do CRIADOR e a transmitem aos Anjos de graus inferiores. São chamados“Sedes Dei" (Sede de DEUS). Em síntese, os Tronos são aqueles Anjos que apresentam aos Coros inferiores, o esplendor da Divina Onipotência.
DOMINAÇÕES Embora não pertençam ao Coro da guarda palaciana, como os três Coros mais altos, contudo estão muito próximo deles e forma com os mesmos os quatro Coros do Trono. São enviados por DEUS a missões mais relevantes e também, estão incluídos entre os Anjos que exercem a "função de Ministro de DEUS".Na verdade, eles dominam sobre todas as demais Ordens Angélicas encarregadas de executar a Vontade do CRIADOR.
POTENCIAS É o Coro Angélico formado pelos Anjos que transmitem aquilo que deve ser feito, cuidando de modo especial da "forma" ou da "maneira"como devem ser feitas as coisas. Também são os Condutores da ordem sagrada. Pelo fato de transmitirem o poder que recebem de DEUS, são espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação ao CRIADOR.
VIRTUDES
As atribuições dos Anjos deste Coro são semelhantes aquelas dos Anjos do Coro Potestades, porque também eles transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros Anjos, mas sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do CRIADOR. São Tomás de Aquino lhes atribui ainda a missão de proteger a parte física das pessoas, do mesmo modo como ele atribui as Dominações, o poder de presidir à natureza celeste. São considerados Anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações, o auxílio e a proteção de um Anjo do Coro das Virtudes.
PRINCIPADOS Os Anjos deste Coro são guias dos mensageiros Divinos. Não são enviados a missões modestas, ao contrário, são enviados a príncipes, reis, províncias, Dioceses, de conformidade com o honroso título de seu Coro.
ARCANJOS A ordem tradicional dos Coros Angélicos coloca os "Arcanjos" entre os "Principados" e os "Anjos". Contudo, na Sagrada Escritura, não aparecem como um grupo particular e definido. Por exemplo, Miguel e Gabriel são chamados de Arcanjos em diversas citações: no capitulo 4 da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses, no capítulo 4 do Livro de Daniel, no versículo 9 da Carta de São Judas, mas para indicar que são Anjos que exercem funções especiais e que se encontram na cúpula da Hierarquia Angélica. Então, como aceitar que Miguel, o Arcanjo, Chefe da Milícia Celeste, seja colocado no penúltimo grau da escala Angélica? Porque o Coro dos Arcanjos está colocado em penúltimo lugar. Todavia, pelas funções que desempenha, acreditamos que ele deveria estar colocado no mais alto Coro dos Anjos. Gabriel também é chamado de Arcanjo, e da mesma maneira que Miguel, através das páginas da Sagrada Escritura, vê-se que é conhecedor dos mais profundos Mistérios de DEUS, inclusive foi Gabriel quem Anunciou a MARIA que Ela estava cheia de graças e tinha sido escolhida pelo CRIADOR, para MÃE DE DEUS.
ANJOS No reino dos espíritos são os últimos da Hierarquia, como se fossem humildes ervas escondidas entre as flores perfumadas e viçosas num magnífico jardim. Para eles, são reservadas a execução dos serviços mais simples, mas que também são necessários e insubstituíveis, como por exemplo: acompanhar um jovem que se encontra em perigo; dominar e tranquilizar o interior rebelde das pessoas; assistir e consolar um moribundo; evitar que ocorram acidentes, e muitas outras providências, sobretudo, o Anjo da Guarda, que acompanha cada pessoa do nascer ao morrer, é aquele a quem primeiro encontraremos após a morte. Ele conhecendo integralmente a nossa existência é que ordenará a nossa alma as primeiras providências: enviando-a ao Purgatório, acompanhando-a diretamente ao Céu, ou abandonando-a em queda livre ao inferno, de acordo com o merecimento de cada um.